top of page
Buscar

Treino em Bases Instáveis. Quando usar?



O Kettlebell é uma ferramenta utilizada para várias coisas.

Para o Girevoy Sport, para o Hardstyle KB training e para uma série de outras aplicações, de reabilitação a Fitness.


Agora, cuidado, e muito cuidado, para não transformar seu treino em uma coletânea de futilidades.



ree


Não sei do conteúdo da reportagem cuja capa da revista anexei (publicação de 2015), mas ouvi dizer que é boa para o Crossfit - marca que respeito.


Fazer gestos se equilibrando sobre materiais diversos parece ser uma constante reincidência no mundo Fitness.


Já se passaram as ondas do C-Shape, Bosu, Balance Disc, Swiss Ball... Agora, o Kettlebell?


Cada ferramenta dessas tem uma fundamentação e um propósito específico, um porquê, um objetivo claro do seu nascimento e uso.


Se o ser humano gosta de ficar se equilibrando em uma coisa e outra, saiba ele então que isso implica alterações do controle neuromotor.


O cerebelo é a parte do sistema nervoso central responsável pelo controle motor do corpo, incluindo equilíbrio e produção de força em termos eletroquímicos.


Não temos neurônios suficientes para dar-nos equilíbrio sobre uma base instável e ao mesmo tempo produzir força na mesma intensidade, quando comparada a uma situação de base estável (rígida, fixa, plana).


Bases instáveis podem gerar melhoria da força e potência em destreinados, mas ainda em uma curva de ganho menor do que aquela observada em bases estáveis.


Para treinados e atletas, as bases instáveis ou não geram benefício algum ou retrocedem os resultados (busquem Steven Fleck - artigo sobre potência em futebolistas e treino em bases instáveis).


De forma geral, somos capazes de produzir cerca de 50% da nossa força e potência sobre uma base instável. Para efeitos de treinamento da força, isso é aquecimento inicial.


Sejamos críticos.


Busquem referências a respeito, e tenhamos a clareza de separar ferramentas de treino de marcas, de metodologias, de marketing e de sensacionalismo para alardear e vender papel.


Já caí numa teia dessas sobre o Kettlebell. Puseram palavras na minha boca, além do meu aval não consentido em coisas com as quais não concordava e ainda não concordo.


Prudência e criticismo, amigos. É a minha recomendação.


Prof Claudio Novelli

CREF 35.946-G/SP

KGB - Kettlebell Girevoy Brasil

 
 
 

4 comentários


info
24 de fev. de 2019

Base Funcional... tem toda a razão! Quase que o Funcional se perdeu - e feio - com a história de não saber como, quando, para quem, quanto e porquê utilizar ou não o treinamento em bases instáveis. Oss

Curtir

Base Funcional
Base Funcional
24 de fev. de 2019

Esse sim é um tema a ser ressaltado repetidamente, pois por uma má interpretação sobre as bases instáveis que o Treinamento Funcional quase saiu do trilho anos atrás! #oss

Curtir

info
22 de fev. de 2019

Muito bem colocado, Fabiane. E vamoquevamo :)

Senso crítico é tudo!

Curtir

fabianevivian
22 de fev. de 2019

Sensacional. Tazendo a teoria à prática enquanto Personal Trainers, usemos o BOM SENSO, assim como muito bem observado pelo autor quando diz: "sejamos críticos"! Devemos levar em consideração: -quem, porque, quando e onde utilizar. Parabéns pelo texto claro, conciso e pontual.

Curtir

©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com

bottom of page