Buscar

Superbonder: Rasgou? Cole o seu calo!

#supercola #superbonder #cola #calo #corte #fratura #lesão #kettlebell #kettlebellsport #girevoysport #girevoy #medicina #segundaguerramundial #tecnologia #curiosidad #comousar #própolis #dersani #cicatrização #consertorápido #parecementira #superbonder #loctite


"PÕE COLA NESSE CALO AÍ QUE LEVANTOU NA SUA MÃO."


Oooiiii!!?? Como assim!?


Mas é isso mesmo, é bem por aí.


Poucos sabem, mas a supercola, que aqui no Brasil chamamos pelo nome comercial Super Bonder, da LocTite, nasceu durante avanços tecnológicos na Segunda Guerra Mundial. Em 1942, para ser mais exato.


A história completa pode ser conferida em inglês neste link


https://www.popularmechanics.com/technology/a25067/the-surprising-military-history-of-superglue/


Resumidamente, o cientista Harry Coover, junto ao time de inventores da Eastman Kodak, criou uma solução para fechar rapidamente graves lesões de tecidos humanos que poderiam levar soldados à morte no caminho entre o campo de batalhas e o hospital de campanha mais próximo.


A internet conta infindáveis histórias sobre o adesivo líquido sendo utilizado para resolver problemas relacionados ao conserto de ossos, artérias insuturáveis, miocárdios em estado de necrose etc.


Corte no rosto sendo reparado com cola cirúrgica

A princípio, a super cola gerava irritação e alguma reação alérgica à pele humana, mas isso logo foi resolvido.


Hoje, há versões cirúrgicas da cola, que é largamente empregada para fechar cortes.


Não posso dizer que é a coisa mais aconselhável do mundo usar a supercola que você compra na casa de ferragens ou no supermercado para fechar seus cortes, mas que é um item à mão de vários atletas de força em seus kits... é sim.



O que se faz com o calo "arrancado" da mão parcialmente, como na foto abaixo


Calos do treino de barra ou da passagem inadequada em kettlebell da posição de inserção da mão para a pegada em gancho (hook grip)

Bom... levante a pele do calo parcialmente arrancado logo após que o sangramento (se houver) diminuir, lave com água e sabão, pingue um pouco de extrato de própolis (vai arder mais do que o capeta esfregando areia da praia no seu olho) por questões de assepsia e cicatrização ou use outro antisséptico que seu médico recomendar.


O própolis é famoso entre os atletas de montanha para se recuperar rapidamente de bolhas rasgadas nos pés.


Sugiro incluir uma gota ou duas de óleo de semente de girassol na pele sob o calo após aplicar o própolis - recomendo o Dersani ou outro genérico - mas veja abaixo o recado.


Escolha o óleo certo para auxiliar na sua cicatrização

O óleo de semente de girassol contém muita Vitamina E, um antioxidante poderoso que acelera o processo de cicatrização e deixa a pele nova com cara de... nova! Sem cicatrizes aparentes. Experiência própria após um tombo de moto que me arrancou o couro de várias partes do corpo.


A título de curiosidade, o então presidente dos Estados Unidos da América, Sr Barack Obama, honrou o trabalho de Hoover com a Medalha Nacional de Inovação e Tecnologia.


Hoover faleceu em 2012, tendo mais de 460 patentes registradas em seu nome. Porém, em seu obituário foi citado como o "Sr Super Cola".


Valeu, Hoover!


Os soldados dos campos de batalha, das plataformas de Kettlebell Sport, do weightlifting, do powerlifting, do Strongman, do Crossfit, além dos cirurgiões e seus pacientes, todos agradecemos à sua descoberta :)


Comente, compartilhe, colabore!


Prof Claudio Novelli.

CREF 35;946-G/SP.


413 visualizações

©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com