Buscar

Medidas e Cores Oficiais no Kettlebell Sport

Atualizado: 4 de Fev de 2019

#kettlebell #kettlebellsport #girevoysport #kgb #kgbkettlebell #prograde #ironcast #castiro #kettlebellprograde #32kg #24kg #16kg #wksf #wksfbrasil #kgbteam #bkc #brasilkettlebellclub #nrru #fkb #eleiko #gladius #medidaoficial #chaleirapracima


Sim! Existe um padrão oficial para a peça, a ferramenta, o Kettlebell em si utilizado no Kettlebell Sport.


Como todo esporte que cresce e se profissionaliza em busca do sonho olímpico, os detalhes são balizados no Kettlebell Sport para que o planeta todo possa falar o mesmo idioma e seguir as mesmas diretrizes gerais de competição.


Cores e tamanhos de equipamentos e acessórios são o grande destaque, assim como regras de conduta de atletas, líderes de equipe, técnicos, árbitros, delegados de arbitragem e secretários de prova.


Este post é para falar sobre medidas do Kettlebell Pro Grade, o único aceito em competições oficiais de Kettlebell Sport, assim como suas cores básicas.


O kettlebell clássico, o popular "iron cast" ou "cast iron", é uma peça fundida e sólida, com medidas que variam conforme sua massa. Cada um terá um diâmetro de alça, de bola, de base, de raios internos e externos, uma distância da bola à alça, uma largura interna de alça diferente do outro.


Ou seja, cada peça "iron cast" irá se encaixar de uma forma diferente em sua mão, em seu antebraço, e terá um diâmetro de pegada diferente de carga para carga, e certamente de fabricante para fabricante, o que não lhes tiram o valor ou usabilidade.


Os kettlebells "iron cast" são quase sempre mais baratos, pois seu processo de fundição é mais rústico e simples, além de geralmente serem feitos em ferro cinzento (ferro duro, que pode quebrar se cair no chão, principalmente se cair com a alça para baixo).


Essas peças clássicas e mais antigas ainda atendem a muitos propósitos, principalmente para uso em ambiente fitness. E a partir da evolução delas é que se chega nos modernos Pro Grades.


Que fique claro que isto não é uma briga. Ambos podem conviver pacificamente :)


Kettlebells Pro Grade (amarelo = 16kg; Roxo=20kg) e seus correspondentes Iron Cast

E não existe essa história de que um só serve para o hardstyle ou fitness e o outro só serve para o esporte ou malabarismo ("juggling") de competição. Ambos servem para tudo, mas em competições oficiais, só é reconhecido o resultado alcançado com os modernos Pro Grades.


Há vários fabricantes nacionais de Kettlebells Pro Grade. Dentre eles, a KGB destaca a BKC - Brasil Kettlebell Club; a FKB (Floripa Kettlebell) - ambos de Santa Catarina; a NRRU; e a Brazilian Training, ambos de São Paulo.


As variações são mínimas de um fabricante para outro, geralmente percebidas em diâmetros de empunhadura alça que podem variar de 32mm a 35mm, e pequenas diferenças nos seus raios internos e externos.


A bola deve ter sempre 21cm de diâmetro, e a altura total da peça deve ser de 28cm. Sempre.


Para manter o mesmo tamanho mesmo com massas diferentes entre si, as peças Pro Grade são fundidas de forma que conforme suas massas aumentam, as espessuras do casco também aumentam, mas sempre de fora para dentro.


Uma curiosidade é que podem-se encontrar Kettlebells Pro Grades fabricados em aço, em ferro cinzentos, e também em ferro nodular, que é semelhante ao aço em propriedades de elasticidade e constantemente é empregado em vergalhões de grandes construções.


Se seu fabricante usa aço ou ferro nodular, seu orçamento para a compra de um jogo de kettlebells será necessariamente maior, devido ao valor agregado no quilo desses minérios, visto que são "comodities".


Agora, veja as diferenças de espessuras e de profundidades do metal em peças de 8kg, 24kg e 32kg.


Kettlebell Pro Grade de 8kg fabricado pela BKC - Brasil Kettlebell Club. Note que a espessura do casco é de menos de 1cm (cerca de 8mm). Kettlebell cor de rosa. Pode ser de 8kg ou de 30kg, dependendo da regra da federação à qual se observa.

Kettlebell Pro Grade de 24kg fabricado pela BKC - Brasil Kettlebell Club. Note que a espessura do casco é próxima a 4cm. A cor verde é obrigatória para kettlebells de 24kg. Geralmente, são a carga amadora masculina e profissional feminina.



Kettlebell Pro Grade de 32kg fabricado pela BKC - Brasil Kettlebell Club. Note que a peça é quase maciça, sobrando apenas um pequeno espaço cilíndrico vazio na base da peça. A cor vermelha é obrigatória para os kettlebells de 32kg. Esta é a carga profissional masculina no Kettlebell Sport.



Do mesmo jeito que o esporte de competição LPO (Levantamento de Peso Olímpico) só aceita barras rolamentadas equilibradas, ricartilhadas, e com massas, diâmetros e comprimentos certos e pré-determinados para o esporte, o Kettlebell Sport determina as regras de suas peças, uniformes e plataformas.


Isso garante uniformidade e equidade entre os atletas na manipulação das ferramentas e acessórios, lembrando ainda que há subdivisões por gênero, massa corporal e idades dos competidores.


As cores básicas dos Kettlebells Pro Grade são: amarela (16kg ou 1pood); verde (24kg ou 1,5pood); e vermelha (32kg ou 2 pood).


Não por acaso, são as cores da logomarca da KGB - Kettlebell Girevoy Brasil ;)


Logomarca KGB e as cores das massas básicas de competição no Kettlebell Sport

Já as plataformas para competição no Kettlebell Sport, em suma, devem ter 1,5m x 1,5m (largura x comprimento), e serem feitas de madeira ou de borracha dura.


Para se informar dos detalhes do Kettlebell Sport, acesse este link e baixe gratuitamente o PDF das regras internacionais de arbitragem da WKSF (World Kettlebell Sport Federation), já traduzidas para o português brasileiro.


https://static.wixstatic.com/ugd/d34f26_d809be557b0d425a81afc4cc6b013c54.pdf


Espero que tenha sido um post útil para você :)


Comente, compartilhe, envie suas perguntas!


Prof Claudio Novelli.

CREF 35.946-G/SP



775 visualizações

©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com