Buscar

Treino em Bases Instáveis. Quando usar?


#chaleirapracima #kettlebellsport #girevoysport #wksfbra #força #cardiovascular #potência #baseinstável #forçadereação #16kg #32kg #24kg


O Kettlebell é uma ferramenta utilizada para várias coisas.

Para o Girevoy Sport, para o Hardstyle KB training e para uma série de outras aplicações, de reabilitação a Fitness.


Agora, cuidado, e muito cuidado, para não transformar seu treino em uma coletânea de futilidades.





Não sei do conteúdo da reportagem cuja capa da revista anexei (publicação de 2015), mas ouvi dizer que é boa para o Crossfit - marca que respeito.


Fazer gestos se equilibrando sobre materiais diversos parece ser uma constante reincidência no mundo Fitness.


Já se passaram as ondas do C-Shape, Bosu, Balance Disc, Swiss Ball... Agora, o Kettlebell?


Cada ferramenta dessas tem uma fundamentação e um propósito específico, um porquê, um objetivo claro do seu nascimento e uso.


Se o ser humano gosta de ficar se equilibrando em uma coisa e outra, saiba ele então que isso implica alterações do controle neuromotor.


O cerebelo é a parte do sistema nervoso central responsável pelo controle motor do corpo, incluindo equilíbrio e produção de força em termos eletroquímicos.


Não temos neurônios suficientes para dar-nos equilíbrio sobre uma base instável e ao mesmo tempo produzir força na mesma intensidade, quando comparada a uma situação de base estável (rígida, fixa, plana).


Bases instáveis podem gerar melhoria da força e potência em destreinados, mas ainda em uma curva de ganho menor do que aquela observada em bases estáveis.


Para treinados e atletas, as bases instáveis ou não geram benefício algum ou retrocedem os resultados (busquem Steven Fleck - artigo sobre potência em futebolistas e treino em bases instáveis).


De forma geral, somos capazes de produzir cerca de 50% da nossa força e potência sobre uma base instável. Para efeitos de treinamento da força, isso é aquecimento inicial.


Sejamos críticos.


Busquem referências a respeito, e tenhamos a clareza de separar ferramentas de treino de marcas, de metodologias, de marketing e de sensacionalismo para alardear e vender papel.


Já caí numa teia dessas sobre o Kettlebell. Puseram palavras na minha boca, além do meu aval não consentido em coisas com as quais não concordava e ainda não concordo.


Prudência e criticismo, amigos. É a minha recomendação.


Prof Claudio Novelli

CREF 35.946-G/SP

KGB - Kettlebell Girevoy Brasil

136 visualizações4 comentários

©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com