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"Sot Press". A origem do melhor exercício para as costas.

Atualizado: 25 de jun. de 2021

Eu já ralei muito para descobrir a origem do SOT Press, sempre pensando que SOT era uma sigla.


Pois é, eu estava errado.


Recebi um link do Wikipedia de um amigo, e tudo se clareou.


Olha só que bacana!


Viktor Petrovich Sots (Виктор Петрович Соц) nascido em 1958 na Rússia, é um weighlifter peso pesado (categoria até 100kg) da época da antiga União Soviética.


Em 1981-1982 ele conquistou os títulos de Campeão Europeu e Campeão mundial, e bateu seis recordes mundiais seguidos: Cinco no “Clean and Jerk” e um no “Snatch”.





Portanto, o “Sot Press” é um exercício assim nomeado em homenagem ao levantador de pesos russo Viktor Sots.


Nada a ver com siglas!


O que fez o atleta Viktor Sots se tornar famoso no mundo do levantamento de peso foi ele ter sido o primeiro levantador peso pesado a utilizar exclusivamente o Power Jerk (como se "caísse sentado sob a barra arremessada ao alto) ao invés do Split Jerk em competições, partindo com a barra da posição de front rack (apoio frontal) na posição agachada.


Veja essa imagem do Viktor Sots recebendo a barra em agachamento profundo (recepção de power jerk)




Já na foto abaixo, o mesmo atleta em Split Jerk, uma posição de recepção em "Agachamento Dividido", por assim dizer, no início da sua carreira.



Ao longo dos anos, o termo “Sot Press” tem sido usado para descrever qualquer gesto de empurrar o peso para cima da cabeça enquanto se está agachado, seja por trás do pescoço, pela frente do rosto (front rack) ou qualquer outra variação.





Na foto acima, a atleta executa um Sot Press com a barra partindo por detrás da cabeça.


Entretanto, a variação original desse levantamento era feita por Sots sempre pela frente do rosto.


Com kettlebells, esse exercício pode ser feito de forma unilateral, bilateral ou alternada, tornando-se ainda mais rico e variado.



Uma variação do Sot Press feita com um kettlebell por vez (sou eu na foto, Claudio Novelli).


O Sot Press é um exercício excelente para a saúde da coluna, e para recuperar ou manter a postura de quem passa horas sentado em frente a um computador, dirigindo ou vendo muita televisão.


Pode e deve ser feito inicialmente com cargas leves para adaptar o corpo.


É um dos meus preferidos em preparação física geral.


Só para constar: não vá sair fazendo o Sot Press sem saber se tem condições ou não para isso.


Todos os meus clientes passam pelo minha metodologia: avaliar, corrigir o que for necessário, buscar resultados possíveis com constante reavaliação a cada treino, a cada exercício.


Sem mágica. Sem promessas vazias. Sem surpresas. Sem lesões por somatório de egos.


Este não é um artigo de caráter científico, mas informativo e de opinião.


Fique à vontade para discordar. Não vou ficar triste nem bravo ;)


Agora, se você quer cuidar da sua coluna, da sua saúde, e fazer tudo o que gosta sem sentir dores, me procure para que eu possa te ajudar com minha metodologia.


O nome da minha metodologia?


Treino S.M.A.R.T.

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É assim. Gestão de treino para o seu melhor resultado. Para a sua saúde.


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Os recordes e demais marcas do grande atleta Viktor Sots podem ser encontradas neste link: http://www.chidlovski.net/liftup/l_athleteResult.asp?a_id=573


Fonte base do texto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Viktor_Sots


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