©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com

Buscar

Como pronunciar Kettlebell, Querobell, Catbell, Ketchobell... ?

Atualizado: 15 de Mar de 2019

#kettlebell #pronunciacorreta #kettlebellsport #dicçãoétudo #portuguêsouinglês #girya #girevik #girevishka #falandocerto #paporeto #wksf #wksfbrasil #kgbteam #acessórios #indumentária #kbsport


Aaaaaah, porra!!

Me diz por que... POR QUE a gente não escolheu um esporte com um nome mais simples prá pronunciar?


Em outros posts, já dissemos que "Kettle" significa "chaleira", e "Bell' se refere a uma peça metálica torneada. Então, "Kettle + Bell" referencia uma peça metálica com cara de chaleira.


Na dúvida, dá uma olhada nessa imagem aí embaixo:


Sim, "Kettle" = Chaleira. Então, Kettlebell Sport pode ser entendido como o Esporte dos Chaleirentos :)

Mas é dose de falar... até porque a pronúncia de "Kettle" feita por brasileiros parece muito com a de "Caddle" (do inglês, "gado"), e tem gente que troca "kettle" por "cat" (do inglês, "gato")... e acaba saindo caaaaaada coisa por aí!


Daí, dizem que "caddlebell" é "sino de gado" e que o esporte partiu do levantamento de sinos de gado...


OOOiii!?? O quê!? Hã!?

Tá de sacanagem, né? Imagina o tamanho do pescoço do bicho para ficar pastando prá lá e prá cá com um kettlebell de 16kg dependurado no cangote (medida básica russa = 1 pood)


Prá tentar esclarecer... sino, em inglês, mais corretamente seria "ringbell". "Bell" é uma forma mais curta de se referir à campainha ou sino.


Ah, e eu não poderia deixar a Donatella Maria de fora da foto na qual posou para explanar claramente a diferenciação de um "Kettlebell" para um "Catbell"


Pois é... melhor deixar claro como ficam as posições de rack (à esquerda) e de Over Head Lock (OH fixation) com um "Kettlebell" (roxo) e um "Catbell" (Donatella Maria - gata persa outrora preta, atualmente desbotando)

Agora, kettleBALL, seria "Bola em forma de chaleira"... Meio louco isso, não?


Mas tem gente por aí que consegue colocar isso na prateleira prá vender.



Segundo o fabricante, isto é um "kettleBALL". Não, não tenho opinião formada a respeito.

E aparecem Kettlebells com formatos diferentes, montados com anilhas, com laterais côncavas ao invés de convexas, e assim vai.


Kettlebell Pretorian com depressão lateral. Para facilitar o alinhamento do punho àqueles não habilitados em executar a inserção diagonal da mão na alça.

Só para que fique claro, se não for modelo Pro Grade dentro das medidas oficiais, não entra em plataforma de competição oficial.


Para mais detalhes, veja o post sobre Cores e Medidas Oficiais no Kettlebell Sport aqui no nosso blog KGB.


Este kettlebell tem toda a cara de Pro Grade, mas repare nos diâmetros variáveis da alça. Fora de padrões internacionais para competição.


Kettlebell similar ao Pro Grade, mas fora de conformidade com as medidas oficiais.


Abaixo, um vídeo bem rapidinho para te ensinar a pronunciar "KETTLEBELL" da forma que gere o mínimo possível de descontentamento para os puristas da língua inglesa e alguns chatos de plantão.


Vê aí :)



Bom, esse post foi prá causar polêmica e dar risada, hein!?


Então, já sabe... curta, comente, compartilhe, pergunte.


À disposição.


Prof Claudio Novelli.

CREF 35.946-G/SP

163 visualizações